Group 26.png

Conclusions of The Study

THE CHALLENGE

Após um processo de seleção muito concorrido com 165 candidaturas, a Comissão Julgadora do Programa de bolsas da pesquisa "Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros" anunciou os 4 projetos aprovados, conforme previsto na chamada pública. Além disso, devido ao destaque e ao mérito de outras quatro propostas, a Comissão solicitou a ampliação do programa de bolsas para outras 4 candidaturas por honra ao mérito. Confira abaixo todos os selecionados.

THE CHALLENGE

1/7

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval, com pesquisa voltada para a área de inteligência artificial (2019). Pesquisadora-Bolsista do Clube Naval, com pesquisa na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2018). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil. Fez intercâmbio para os Estados Unidos da América por convite do William J.Perry Center for Hemispheric Defense Studies, para o curso Strategic Implications of Human Rights and Rule of Law, com viagem financiada pela National Defense University - Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (2018). As áreas de interesse são: direito digital, direito internacional, filosofia política, ética e mudanças climáticas, ciência política, relações internacionais, estudos de defesa e segurança, estudos marítimos, ciência, tecnologia & inovação, políticas públicas, inteligência artificial, novas tecnologias, tecnologias militares, escrita criativa, fotografia, estudos de mídias sociais, marketing, economia criativa e empreendedorismo.

artigo_pesquisador-AnnaCarolinePott.jpg

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2021-2024), Mestre em Comunicação e Sociedade pela UFS (2019), Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRB (2012) com intercâmbio em Administração, Turismo e Marketing pelo IPB, em Portugal. Na pesquisa, é bolsista do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz (BA), onde integra a equipe de pesquisa em modelagem e visualização de datalakes sobre epidemias. No ensino, é professor do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (DF) na área de Geocomunicações. Na prática profissional, é jornalista freelancer nos portais Outras Palavras (SP) e Info São Francisco (SE). Também acumula experiências como assessor de comunicação de organizações governamentais, não-governamentais e empresas de comunicação. Tem interesse e acumula prêmios em áreas como: geotecnologias, inovação jornalística, redes colaborativas, disseminação do conhecimento e comunicação via dispositivos móveis.

artigo_pesquisador_AntonioLaranjeira.jpg

 ENSAIO 

Amazônia: usamos imagens e algoritmos eficazes?

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

O Engajamundo é uma organização de liderança jovem e feita para jovens. Acreditam na importância da atuação da juventude para enfrentar os maiores problemas ambientais e sociais do Brasil e do mundo! Tem como missão conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmo, o seu entorno e se engajando politicamente, eles podem transformar sua realidade!

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS/UnB),  mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (Ceam/UnB) na  linha de pesquisa População, Desenvolvimento e Políticas Públicas, é graduada em  Comunicação Social. Tem forte interesse e trajetória profissional voltada para a área de  políticas públicas, projetos e programas sociais, em que atua há mais de 10 anos.  Experiência profissional no desenvolvimento de projetos sociais, incluindo diagnóstico,  elaboração de projeto, acompanhamento, monitoramento e avaliação. Nos últimos  anos atuou na gestão operacional de projetos de grande porte e elevada complexidade,  sobretudo no âmbito da Educação. Áreas de interesse: Mudanças Climáticas; Consumo,  Sociedade e Meio Ambiente; Juventudes; Desigualdades; Políticas Públicas; Educação;  Comunicação.

artigo_pesquisador_FernandaSantanadeOliveira.jpg

 ARTIGO 

Aquecimento global na cabeça dos jovens brasileiros: representações sociais das mudanças climáticas

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Mestrando do programa de Desenvolvimento Econômico Urbano da University College London (UCL). Cientista Político formado pela Universidade de Amsterdam, onde também participou de um intercâmbio na Universidade de New South Wales (UNSW) na Austrália. Sua pesquisa atual enfoca no emaranhado de transições econômicas, justiça climática e desenvolvimento urbano.

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Mestranda em Sociologia pela UFMG na linha de pesquisa da sociologia do conhecimento, da ciência e da tecnologia. Graduada em Engenharia Química pela UFMG, com um ano cursado na Newcastle University. Membro do Observatório InCiTe-UFMG (Inovação, Cidadania, Tecnociência). Se dedica a área de percepção pública da ciência, percepção de riscos e comunicação da ciência e tem como foco de pesquisa a análise quantitativa da percepção dos brasileiros sobre as mudanças climáticas. Possui experiência em ilustração, facilitação gráfica e análise de dados, além de atuar como divulgadora científica no podcast Dragões de Garagem.

 

THE CHALLENGE

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Cientista Político graduado pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrando em Ciência Política pela UFPE, realiza pesquisas na área de instituições políticas, relações intergovernamentais e políticas públicas ambientais. É pesquisador bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência de Pernambuco e foi pesquisador bolsista em iniciação científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Realizou estágio técnico no setor de baixo carbono na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMAS) da Prefeitura do Recife e na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). É membro do Observatório de Saneamento e Ambiente do Recife (OSAR) e do Métodos em Pauta (MeP), iniciativas que fomentam o debate  na área ambiental e na área de métodos de investigação científica, respectivamente. Membro do grupo de estudos em Meio Ambiente, Políticas e Relações Internacionais (MAPORI).

artigo_pesquisador_PedroBuril.jpg

 ARTIGO 

Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros: resultados de uma análise de agrupamento

THE CHALLENGE

 

THE CHALLENGE

Eloah Oliveira Corrêa

Graduada em jornalismo pelas Faculdades Hélio Alonso, especialista em Divulgação Científica pela Fiocruz e mestranda em História das Ciências pela UFRJ. Feminista, antirracista e defensora dos direitos humanos! 

Lucas Alencar

Cientista ambiental formado pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em biologia vegetal (com ênfase em ecologia aplicada) pela mesma instituição. Fez Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) trabalhando com desmatamento e fragmentação florestal na Amazônia. Atua nas áreas de socioecologia, ecologia de paisagens, uso e cobertura da terra e sustentabilidade. É também produtor e comentarista do LaboratórioFM um podcast de educação e
divulgação científica.

Rodrigo Carmo

Biólogo, Doutor em Biologia Animal (com ênfase em ecologia de comunidades) pela UFPE e Texas A&M University. Foi professor Substituto do Centro Acadêmico de Vitória CAV-UFPE 2018-2019. Atualmente é Pesquisador Colaborador do Laboratório de Ecologia Aplicada (UFPE) e Laboratório de Síntese Ecológica e Conservação da Biodiversidade (UFRPE). Atua, principalmente na proposta MCTI/CNPq 19/2017 Nexus I (O papel da restauração ecológica na sustentabilidade da caatinga) que tem como objetivo avaliar como a restauração da Caatinga pode promover resiliência ecossistêmica na promoção das seguranças hídrica, alimentar e energética dessa região. Tem interesse em ecologia de comunidades e ecossistemas e comunicação e educação científica.

Wagner Rafael Souza

Biólogo, Especialista em Política e Planejamento Urbano (IPPUR – UFRJ), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Museu Nacional -UFRJ). Foi pesquisador visitante no Naturhistoriska riksmuseet (Estocolmo, Suécia). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e estudante de Direito (UNIRIO). Desenvolve estudos sobre biodiversidade e política e direito ambiental, especialmente interessado em questões ligadas aos recursos hídricos, racismo e justiça ambiental.

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza

Contato:

  • LinkedIn - círculo cinza
artigo_pesquisador_porLucasAlencar-WagnerRafaelSouza_-RodrigoCarmo-.jpg

 PUBLICAÇÃO 

Como nós, brasileiros, percebemos as mudanças climáticas?

Disponível em oeco.org.br

publicado em 28 de junho de 2021

THE CHALLENGE